XI EDIÇÃO / 22 JULHO 2018

 
 

Pela décima primeira vez consecutiva decorreram as 3 horas de resistência de 50cc na Vila de Fontes, mundialmente conhecida como “Xassos Urban Cup – Fontes”.

 Uma competição motorizada de excelência, vivenciada como uma beleza na pura tortura física e mental a que durante as desafiantes 3 horas de resistência os pilotos/máquinas de 50cc têm que superar. O Circuito Urbano da Meca dos Xassos é um dos marcos mais emblemáticos do nosso país para este tipo de competição, decorre sempre na Vila de Fontes, Santa Marta de Penaguião, Douro Vinhateiro e Património Mundial da Humanidade, e tem sido destaque nas 11 edições até aqui realizadas.

 

Domingo das Corridas

 O dia até amanheceu solarengo e calmo, depois de uma longa (mas nem dê-mos por isso) noite de “Xassos Fiesta”, com muita alegria e divertimento ao ritmo do nosso “residente” DJ. Berto Boss.

 Perspectivou-se desde logo que o dia seria exigente, pelo elevado número de inscrições e motorizadas. Sabia-se ser árdua mas aliciante a tarefa do staff, que tudo tem que fazer para que tudo corra bem. 

  Verificações administrativas e técnicas concluídas, últimos preparativos realizados, para a história ficam os números: A zona das boxes recebeu 66 equipas, com a presença de mais de uma centena de pilotos… A 11ª edição do XUC voltou a superar as previsões, batendo novo record de afluência.

 

Treinos

 Os treinos iniciaram às 12.45, onde a principal missão dos pilotos é o reconhecimento do circuito e as últimas afinações aos seus próprios xassos. O calor que se fazia sentir foi, como costume nesta altura do ano no interior do país, o maior entrave, num dia que já se adivinhava complicado pelo excessivo número de equipas presentes no circuito, mas também pelo excesso de competividade que algumas se apresentavam.

 O melhor registo dos treinos ficou este ano na posse da equipa #60 – Tavares Racing Team - constituída pelos pilotos Carlos Tavares / Alexandre Tavares aos comandos de uma super preparada Casal Tuxa na categoria Pró-Xassos.

 

A Volta de Honra, sem capacete…

 Antes do início das “longas, loucas e frenéticas” 3h de resistência, cumpriu-se a tradição dos Xassos em Fontes: a volta de apresentação sem capacete.

 Os pilotos inscritos, aos quais se juntam muitas outras motas de staff e convidados, com a presença de muitos nativos locais, apaixonados por este tipo de provas cumprem a volta aos comandos dos seus xassos e motos, sem capacete, apresentando-se à pista urbanística e ao muito público que visita a Vila de Fontes. Uma volta magistral, com a emocionante troca de saudações entre pilotos e público presente.

 Um momento mágico e arrepiante e de nostalgia para todos os intervenientes.

 

XASSOS

 Presentes 22 equipas com 37 pilotos, a classe Xassos terminou este ano com 79 voltas registadas durantes as 3 horas.  

 A equipa vencedora foi a "Team Queima Velas", dorsal #11, com o piloto Telmo Martins aos comandos de uma Yamaha DT 50 a instalar-se definitivamente no comando da classe rainha na passagem da volta n.º 40.    

Nos lugares seguintes do pódio terminaria respetivamente a equipa “X-Pró Moto” com o dorsal #35, com o piloto Eduardo Mendes com 77 voltas e a equipa “Team Vai Tó” com o dorsal #2, com o piloto António Guedes, com 76 voltas.

 Na classificação geral, duas equipas da categoria Xassos terminariam no Top 10, a equipa #11 "Team Queima Velas" num honroso 8º lugar, com menos 6 voltas e a equipa "X-Pró Moto” terminaria logo a seguir na 9 posição com 8 voltas de diferença, já a equipa com o dorsal #2 “Team Vai Tó” terminou na 13º posição, com 9 voltas de diferença para a equipa vencedora da geral a "#71 – CPV Racing" com o piloto Tiago Filipe

 Destaque também pela volta mais rápida efetuada na categoria Xassos feita pela equipa vencedora, com um tempo de: 2:11.175. 

 Em suma, a categoria Xassos colocou, este ano, duas equipas no top tem geral.

 

PRÓ – XASSOS

 Na categoria Pró-Xassos, Tiago Silva da equipa “CPV Racing” com o dorsal #71, aos comandos de uma Macal M83 inscreveu pela primeira vez o seu nome de vencedor tanto na classe como na geral, ao realizar 85 voltas no tempo de 3h26:22.466 (saliente-se que está incluído tempo de paragem devido a assistência).

 Nos lugares seguintes do pódio terminaram e pela seguinte ordem; a equipa de Vila Real “Moto Marão Moloni”, com o dorsal #68, constituída por Emanuel Cabral / Fábio Nogueira aos comandos de uma Derbi, e a fechar o pódio a simpática equipa Algarvia de Silves “ReviMoto, com o dorsal #74”, constituída por Nelson Frances / Fábio Felícia aos comandos da “havaiana” Sachs FS F1, com o mesmo número de volta do segundo lugar 82, mas com a diferença de 19,311 segundos. 

 Este ano marcaram presença 39 equipas com 66 pilotos, onde a melhor volta foi registada pela equipa “MB Racing Team”, com o dorsal #53, constituída pelos pilotos Mário Brás / H Miro / Artur Meireles aos comandos de uma Aprilia AF1, com um tempo de: 1:50.570 (novo record de pista).

 A equipa com o dorsal #77 “Manos Team” seria desclassificada por mudança de piloto, uma vez que a equipa estava escrita apenas com um piloto.  

 

XASSOS VETERANOS

 Categoria estreada na anterior edição, confirmou-se ser uma aposta ganha pela organização, não pelo número de inscritos - por enquanto continua ainda a ser novidade, mas por todo o entusiamo gerado à volta da mesma. Temos a certeza que será uma classe que vai despertar os antigos pilotos a voltarem a fazer uma perninha ao hobby que mais gostam e pelo qual ainda nutrem muita paixão.  

 Este ano marcaram presença quatro equipas veteranas, tendo saído vencedora “MIG 61”, do dorsal n.º #121, com o piloto Luis Miguel Silva aos comandos de uma Yamaha RZ 50, com 67 voltas. Em segunda terminaria a equipa “Team Galgo Racing”, com o dorsal #130, constituída pelo Paulo Fontoura /Artur Matias aos comandos de uma 50 Wolf, com 60 voltas. A fechar o pódio ficaria a equipa “Grupo Motor Maia”, #120, constituída pelo trio de pilotos António Moreira / Paulo Ribeiro / António Moutinho aos comandos de uma Suzuki TS 50 a realizarem 58 voltas.

 Na classificação geral as equipas veteranas ficaram pela seguinte ordem na tabela classificativa; equipa #121 “MIG 61” na 28º posição, (18 voltas da equipa vencedora) equipa #130 “Team Galgo Racing” na 31º posição (25 voltas da equipa vencedora) e a equipa com o dorsal #120 “Grupo Motor Maia” classificava na 33º posição (27 voltas da equipa vencedora).

 Destaque para a melhor volta na classe veteranos, realizada pela equipa vencedora #121 “MIG 61” com o tempo de 2:24.707.

 

XASSOS FEMININA

 A classe feminina existe já há vários anos, desde a primeira edição, quando fomos honrados pela presença de uma piloto conterrânea, a Sara Sequeira, de Tabuadelo aos comandos de uma scooter Honda Vision Met-In com o dorsal n.º 91. Lembram-se? 

 Passadas algumas edições sem participações femininas, a organização reforçou a aposta na classe “Xassos Feminina”, e o resultado foi positivo: Com toda a pomba e circunstância, tivemos uma equipa feminina, também ela conterrânea, oriunda da Cumieira, uma freguesia do Concelho de Santa Marta de Penaguião.

 A piloto é bastante conhecida na região, é apelidada de “guerreira”, que foi o que a Olga Rebelo foi durante as três horas aos comandos da sua Sachs V5. Não foi fácil pilotar num dia de muito calor, sozinha, voando baixinho para terminar a prova… e vencer a classe Xassos Feminina. O nome da equipa dizia tudo: “Fly”, que com o dorsal #107, gravava o seu nome pela primeira vez na tribuna dos vencedores na Meca dos Xassos, na Rotunda dos Xassos.

 Na classificação geral a Olga Ribeiro levava a sua equipa #107 “Fly” a terminar na 36º posição a 31 voltas da equipa vencedora. A sua melhor volta foi registada com o tempo de 2:43.744.

 

TRÓFEU XASSO + XASSO (DE TODOS) 2018

 O júri da organização elegeu este ano, para o Xasso + Xasso de todos (os presentes), a equipa "Team Rotação", dorsal #16, com a sua Casal, pilotada pelo piloto Sérgio Almeida.

Presente na categoria Xassos o piloto Sérgio Almeida, (#16 "Team Rotação") levava a sua Casal a terminar no 19º posição e na classificação geral classificou-se na 58º posição.

 

TROFÉU XASSO + LONGÍNQUO 2018

 O troféu para a equipa que faz mais quilómetros e sacrifícios para participar na Meca dos Xassos, este ano foi para a equipa “El Dourado”, com o dorsal #50, constituída pelos pilotos V. Romero / N. Felícia / G. Pinto / T. Garrido, que viajaram de Málaga, (Espanha) percorrendo 837 kms para participarem, aos comandos de uma “dourada” Sachs Fuego.

 Participaram na classe Xassos terminando na 15º posição a 31 voltas da equipa vencedora. Na classificação geral ficaram pela 40º posição. 

 

VILA DE FONTES

 Antes da cerimónia do pódio e da consagração das diferentes categorias Xassos, subiu ao pódio, em estreia para todo o público em geral, o Grupo de Cantares de Fontes, que proporcionou uma grande animação onde não faltou, naturalmente, o hino da Vila de Fontes, para grande emoção da população local.

 Não podíamos terminar esta reportagem, sem darmos os parabéns a organização e a todos os intervenientes neste tipo de operações, Bombeiros e GNR e o poder local, que pela primeira vez foi obrigado a lidar com um problema real, grave que quase consegui “abanar” a organização e o espirito deste evento, que é um dia passado em corrida com velhas motorizadas de 50cc, glórias do passado em que alegria e confraternização e amizade é o pilar de tudo isto.

 Também aqui desde já reforçamos: a edição de 2019 trará necessárias novidades e correções, de modo a que a segurança seja cada vez mais uma certeza, tendo sempre presente o objetivo das Xassos Urban Cup: Confraternização!

 A todos o muito obrigado!


PÓDIOS

CATEGORIA FEMININA

1º Lugar — 1º lugar - Team Fly

CATEGORIA "XASSOS"

1º Lugar — Team Queima Velas / 2º Lugar — Team X-Pró Moto / 3º Team — Vai Tó


CATEGORIA "PRÓ-XASSOS"

1º lugar — CPV Racing / 2º lugar — Moto Marão Molini / 3º lugar — Team ReviMoto


TROFÉU "VETERANOS XASSO"

1º lugar — Team Mig61 / 2º lugar — Team Galgo Racing / 3º lugar — Grupo Motor Maia 


TROFÉU "XASSO+XASSO" DE TODOS — 2018

Team Rotação (Vila Nova de Gaia)


TROFÉU "XASSO+LONGUÍNQUO"

Team El Dourado - Málaga (Espanha)


Recorda-te como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.