IV EDIÇÃO / 24 JULHO 2011

Num fim-de-semana marcado pelo calor, decorreu no dia 24 de Julho na Vila de Fontes do Concelho de Santa Marta de Penaguião a IV edição do Xassos Urban Cup. Num ambiente de festa, que prevaleceu por muitos e largos momentos de convívio entre todos os presentes, com as belas motorizadas de outros tempos a serem as rainhas do dia.

Os preparativos começaram no sábado com o Baile dos Xassos organizado pelo Cruzeiru´s Bar no centro da vila, onde para grande surpresa a equipa espanhola – Full Gass – estendeu no meio do recinto uma valente frigideira de ferro onde preparam uma deliciosa Paella, (prato popular da gastronomia espanhola) e ofereceram a todos os presentes – repito a todos os presentes, que se deliciaram pela noite dentro com muita música... Também espanhola, claro. Estava dado o mote para o grande dia, seguinte.

Domingo dia da Xinfrineira

O dia acorda quente com as equipas com as suas “Motor-Vans” e Camiões, (sim, camiões) a começarem a chegar bem cedo ao paddock, que rapidamente se tornou pequeno devido ao tamanho de alguns deles e à enorme quantidade de equipas presentes. Destacamos a originalidade e a quantidade de motos presentes da equipa Bob Marley que vieram num grande camião Tir onde nem se viam as pequenas motorizadas no atrelado. Era o espetáculo total a ter início...

Por volta das 9h.45 iniciou o período das inscrições e verificações técnicas, (começava o espetáculo com o azáfama das equipas a fazer-se sentir por todo o lado com as motorizadas em constantes afinações). Constata-se que o pessoal já se começa a esmerar, a ver pela qualidade da preparação de algumas melgas da categoria “Pró-Xassos”, em que os pilotos não se têm poupado a esforços, como por exemplo o fantástico “Tunning Xassístico” da equipa CPV Racing 1, vencedor da classe Pró-Xasso que de Casal Boss não tem nada...! Mas havia mais... Mas a classe rainha era novamente para as motorizadas originais, sem praticamente alterações, (apenas um pouco a nível de imagem).

O calor apertava e antes do início dos treinos a Comissão de Festas do Viso 2011 – Romaria do Concelho - servia a todo o vapor todos os presentes, para que não houvesse fome nem sede, fator importante para quem a hospitalidade é lei! Também foi divertido de ver os vários picnics de várias famílias que trocaram um dia de praia por um dia de corridas de motorizadas, ladeando as áreas mais sombrias e frescas em algumas zonas do circuito.

O relógio marcava 13.00h e as 33 equipas marcavam presença nas “boxes” para o início dos treinos, com duração de 45m para o pilotos conhecerem a pista e darem os últimos retoques. Conhecido por ser um traçado bastante sinuoso e rápido, a organização procedeu a algumas alterações. Foram incrementados mais alguns “SSS” na zona rápida da Variante e antes da famosíssima descida da Barreiro para aumentar a segurança a todos os intervenientes e valorizando a destreza e a capacidade de condução de cada um.

Antes do inicio da corrida todos os pilotos com as suas belíssimas “zumbideiras” deram uma volta ao circuito sem capacete, (as motorizadas que aguentavam, levaram ao pendura um colega de equipa) num demonstração de carinho com os habitantes de Fontes, que contribuíram aplaudindo efusivamente para todos ao longo do traçado.

3,2...1 o apito não tocou!

“A Corrida mais Louca do Mundo” dava início, (eram 14.25h) tipo “Le Mans” mas este ano com o piloto atravessar a pista às cavalitas do colega, (era a grande novidade desta edição) e foi bastante divertido olhando para a grande multidão que se junta para ver a sempre emocionante largada dos “Xassos”. Desde o início ficou provado que este ano a luta entre os primeiros nas duas classes ia ser muito renhida e durar as três horas. Logo na primeira volta dava-se a primeira desistência na classe Xassos, com a equipa Rota Dura – Vila Real a ficar pelo caminho com a corrente da Zundapp XF 17 a partir e a levar ao soalho o seu piloto José Ramos. Também logo no início a equipa Madrilena – Full Gass - entra na box com problemas de carburação na lindíssima Puch Terremoto, perdendo logo algum tempo precioso para levarem o Troféu Xassos para Espanha. Mas ainda faltava muito tempo e numa prova de resistência tudo pode acontecer, fazendo jus ao velho ditado bem conhecido na região “até ao lavar dos cestos é vindima”.

Na categoria “Pró-Xassos” a equipa CPV Racing 1 domina a seu belo prazer mas sem descanso uma vez que nos lugares seguintes a luta era bastante renhida. Destaca-se a excelente corrida que a equipa Motopenaguião realizou na classe Xassos aos comandos de uma Zundapp Mirage, intrometendo-se entre os primeiros da classe “Pró-Xassos”. Como tem sido habitual nos anos anteriores muitos dos intervenientes não aguentam a dureza desta prova, (aguentam mais as velhinhas motorizadas) e fazendo parte de todo o espetáculo vivido neste dia especial,

param junto dos cafés que estão á beira da pista para se refrescarem com as conhecidas “lambretas” para gáudio do público.

Sem dúvida que o espírito de competitividade tem que estar, (e esteve) presente para dar algum sabor à prova. Saudámos todos os pilotos presentes que deram um grande espetáculo de condução, ao conduzirem numa pista urbana rodeada de postes muros, esquinas e tampas de saneamento que marcavam num piso misto em asfalto e paralelo, onde provaram a resistência das suas belas máquinas nas subidas e descidas sem colocar em perigo ninguém, pondo de parte aquele objetivo de ganhar a todo o custo, colocando muitas vezes em risco a sua integridade física e dos outros. Um bem-haja a todos.

A bandeira final dos Xadrez...

Eram 17.25h a bandeira de xadrez dava por terminada a edição do Xassos 2011, (depois de 145 Km sempre a fundo) bastante competitiva até á última volta. Apurados os vencedores e após as respetivas verificações técnicas aos “Xassos” que ficaram nos lugares do pódio o habitual triciclo “confort freeride” deu um grande espetáculo com a s suas manobras hilariantes, presenteando todos os espectadores uma onda de boa disposição, que foi a presença constante neste grande evento “Xassístico”.

O pódio este ano era feito de fardos de palha, onde se fez a entrega dos respetivos troféus com muita champanhe aos três classificados de cada classe mais o troféu – Xasso Mais Xasso de Todos – que este ano foi para Espanha para a divertida equipa espanhola – Full Glass – para o modelo “pequenito” Puch Terremoto 50cc.

Obrigado Fontes e Voluntários...

A organização agradece a todas as entidades, Freguesia de Fontes, Município de Santa Marta de Penaguião, B.V. de Fontes e GNR de Sta Mta de Penaguião que contribuíram para que sucesso dos Xassos continue bem vivo, e a todos os patrocinadores e voluntários que tiveram mais uma vez um papel importante na realização e no decorrer desta magnifica corrida mais louca do mundo.

PÓDIOS
CATEGORIA "XASSOS"

1º Lugar - Team MotoPenaguião / 2º Lugar - Cumieira Team / 3º Lugar - Team Bob Marley

CATEGORIA "PRÓ-XASSOS"

1º Lugar - Team CPV Racing I / 2º Lugar - Team CPV Racing II / 3º Lugar - 1900 & Antigamente

podio pró-xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+XASSO"

Team Team Full Gass – PUCH Terremoto ´75


Recorda-te como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.