XII EDIÇÃO / 28 JULHO 2019

XUCPERICIA2019.jpg

Para a edição de 2019 das 3horas de Resistência de 50cc, conhecida pela corrida mais louca do mundo, a "Xassos Urban Cup - Fontes`19, a organização voltou a colocar a sua própria imagem a sua própria cunha, como sempre foi de idealizada.

Uma prova motorizada desportiva, mas identificada com o próprio nome do evento, Xassos, eliminando assim as motorizadas com preparações que de Xassos não se identificavam. O evento é claro, e qualquer piloto que tenha qualidades naturais tanto o pode vencer aos comandos de uma motorizada que se identifique com o regulamento imposto pela organização do evento. 

 Uma competição motorizada de excelência, vivenciada como uma beleza na pura tortura física e mental a que durante as desafiantes 3 horas de resistência os pilotos/máquinas de 50cc têm que superar. O Circuito Urbano da Meca dos Xassos é um dos marcos mais emblemáticos do nosso país para este tipo de competição, decorre sempre na Vila de Fontes, Santa Marta de Penaguião, Douro Vinhateiro e Património Mundial da Humanidade, e tem sido destaque nas 11 edições até aqui realizadas.  

Sábado

Sunset Xassos Party 

A paixão pelo evento já enorme, e este ano começarão a ser despertadas logo no dia 27, (por sinal um número que simboliza o Clube Motorizado do Troço, sempre presente no Nacional de Velocidade nestes últimos anos, pela paixão que têm por este desporto) mesmo no centro da Vila de Fontes, com um “Sunset Xassos Party” onde o ponto máximo foi a realização da 3ª edição dos Xassos Perícia Cup, uma forma da população dar as boas vindas aos pilotos que já pernoitem para a corrida de domingo. A participação é gratuita e teve prémios para os três primeiros lugares. O vencedor recebeu de oferta a participação na corrida de resistência de 50cc no dia seguinte.

Fiesta dos Xassos  

Depois do jantar, sejam eles nas tendas junto ao circuito nas boxes onde as equipas já acomodadas fazem grandes churrascadas, seja pelos restaurantes e cafés de Fontes, já é habitual a “peregrinação” ao Cruzeiru´s Bar para a "Fiesta dos Xassos". Uma festa que já se tornou mítica do evento e em que o Cruzeiru´s Bar tendo todo o gosto de a levar a cabo todos estes anos para o grande divertimento que a mesma proporciona a todos que nela participam e cada vez mais com a presença do simpatiquíssimo e já residente da mesma o “DJ. Berto Boss. E este ano a festa… apenas podemos confirmar que no dia seguinte ainda havia residentes na mesma!

Domingo 

Dia da Resistência

 Dia 28, (um número bastante familiar na Vila de Fontes) como é apanágio, acordou solarengo e quente e onde pairava no ar XIIª edição dos Xassos Urban Cup, que conferirá ao carismático circuito urbanístico da meca dos Xassos, um toque de requinte, nostalgia, muito entusiasmo e como sempre muita adrenalina.

Treinos

A sessão de treino livre iniciaram mais cedo, meia hora, com as 45 equipas a darem início a partida, permitiram a uns conhecer a rápida e exigente pista e a outros afinarem melhor o Xasso, ficando logo claro que as 3 horas que iriam dar “muito trabalho” aos participantes.

Volta de Honra

Já faz parte há muitos anos, antes de começo da corrida, é uma animação especial que toma conta do perímetro do circuito urbanístico da Meca dos Xassos. Num tapete pintado de negro, abrasivo, pelo calor que se fez sentir, desfilaram os pilotos as equipas e muitos aficionados que todos juntos fazem parte desta festa, em que a música é o som dos Xassos proveniente da mistura daqueles saudosos motores a 2 tempos, sucedendo-se as fotos e momentos de brincadeira que perduram para toda a vida. 

XASSOS

Com o entusiasmo e a força renovados, devido as medidas tomadas no regulamento, estavam as 20 equipas da classe Xassos, com um total de 28 pilotos presentes na grelhada da partida, tendo a equipa vencedora realizado 79 voltas durante as 3 horas de Resistência, por coincidência as mesmas voltas realizadas na mesma classe na edição anterior em 2018.

E equipa vencedora foi este ano para o Team Queima Velas 1 com o dorsal #11 com o piloto David Martins aos comandos e uma Zundapp, que na geral terminou num honroso quarto lugar, a pouco segundos de conseguir a terceira posição na classe Pró-Xassos, que era um feiro notável devido as diferenças existentes nas preparações que existem entre as motorizadas. Na segunda posição, terminou a equipa Manos Team JF com o dorsal #49 com o piloto da terra a dar novamente cartas, o jovem João Ferreira aos comandos da sua bem preparada Macal M83, com 78 voltas. O João na geral fazia também uma excelente prestação, terminando na sétima posição geral. No último lugar do pódio, terminou a equipa vencedora no ano anterior em 2018 o Team Queima Velas 2 com o dorsal #1 com Telmo Martins aos comandos da sua Yamaha DT 50 ao fazer 77 voltas.    

Destacamos este ano a presença de cinco equipas da classe Xassos no Top-Ten geral, intrometendo-se assim na luta com a classe Pró-Xassos. 

A volta mais rápida este ano foi para a equipa Crocachaços Sempre a Curtir com o dorsal #5 com o piloto Carlos Ribeiro ao comandos de uma Sachs Fuego a conseguir um tempo de 2:08.995 (69,7 km/h).

PRÓ – XASSOS

A classe dos “xassos aviadores” este ano a pré – época foi muito comentada devido alteração do regulamento que a mesma teve, tendo a organização ir ao encontro do que é a mística o espirito das corridas de Xassos como a mesmo nasceu. Este ano para a grelha de partida tiveram presentes 19 equipas com 35 pilotos. A vitória este ano foi para a equipa Moto Racing Cerqueira – R Xancas com o dorsal #93 com o piloto Álvaro Ferreira aos comandos de uma Yamaha DT 50 a cravar o seu nome pela primeira vez com vitória na Meca dos Xassos, tanto na geral como na classe Pró-Xassos com 80 voltas com um tempo de 3h01:55,164.  

Na segunda posição terminou uma equipa de Medrões, também pertencente ao concelho de Santa Marta de Penaguião e sempre presente nestes últimos anos na grelha da partida dos Xassos, um exemplo a seguir. A equipa Esgalha Power com o dorsal #82 com os pilotos (o capitão da equipa) Paulinho (para os amigos) Guimarães e André Silva aos comandos de uma Honda CRM 50 com um tempo de 3h00:01,356, com uma volta do líder. 

Na terceira posição terminou a equipa Team LM com o dorsal #88 com os pilotos Tiago P., Ricardo G. João P., aos comandos de uma Yamaha DT 50 com diferença já de duas voltas do primeiro e com um tempo de; 3h00:00,500. 

A melhor volta registada este ano foi para a equipa Esgalha Power com o dorsal #82, com os pilotos Paulinho Guimarães / André Silva com um tempo de: 2:05.226 com uma velocidade média 71.8 Km/h. 

XASSOS VETERANOS

Desde a primeira edição em 2017 até 2019 a Classe de Veteranos teve sempre um nome associado a vitória. Luis Miguel Silva Leitão na equipa Mig61 com o dorsal #121 na sua Yamaha RZ 50 voltaram a dominar a seu belo prazer a classe de veteranos e terminando na geral na 15 posição com 70 voltas e com um tempo de 3h01:39,998. 

Em segundo posição terminaria a equipa Galgo Racing com os seus pilotos habituais Paulo Fontoura /Artur Matias com o dorsal #130 numa Suzuki 50 Wolf, com 67 voltas com um tempo de 3h02:54,993. 

Na terceira e última posição e também um habitue na Meca dos Xassos ficava o carismático António Costa com a sua equipa AMC Racing com o dorsal #123 na sua fantástica Kreidler K50, realizando 66 voltas com um tempo de 3h00:36,501.

Destacamos a melhor volta na classe veteranos, conquistado pelo António Costa com um tempo 2:22.807 com uma velocidade média de 63.0 Km/h. 

XASSOS FEMININO

A classe xassos feminina foi até cair do pano a incerteza pela vitória. Este ano, marcou a presença de mais uma piloto, Júlia Alves da equipa Team Bar Arada como dorsal #101 que aos comandos de uma Sachs Efs venceu com um tempo de 3h:02:18,159, com 63 voltas.

Na segunda posição ficou mais um conterrâneo, (neste caso conterrânea) Olga Rebelo, (vencedora no ano passado) da equipa Fly com o dorsal #105 aos comandos da Sachs V5 Racing com uma pequena diferença de apenas 12.331, para a vencedora. 

Destaca-se a melhor volta realizada pela piloto Júlia Alves com um de 2:38.358 com uma média de 56,80 Km/h. 

TRÓFEU XASSO + XASSO (DE TODOS) 2019

Este ano elegemos para o Xasso + Xasso de todos (os presentes), a equipa Os Merendeiros 50cc com o piloto João Rolo com o dorsal #043, na sua original e fantástica Macal M70 Turismo com motor Zundapp. 

A vitória é tão merecedora para um piloto que mostrou em tudo espirito que todos a nós move por este evento. O João Rolo veio nas calmas montado na sua Macal M70 de Celorico de Basto para participar nos Xassos e terminou em 19 lugar na classe Xassos e na geral no 42º lugar. No final voltou aos comandos da sua Macal M70 para casa, feliz e realizado por ter vindo tão meigo e humilde e saindo tão glorioso.  

TROFÉU XASSO + LONGÍNQUO 2018

 O troféu para a equipa que faz mais quilómetros e sacrifícios para participar na Meca dos Xassos, este ano foi para a equipa LM com o dorsal #88, composta pelos pilotos Tiago P. / Ricardo G / João P, que viajaram de Albufeira, (Algarve) percorrendo cerca de 680 kms para participarem, aos comandos de uma super preparada Yamaha DT. 

 VILA DE FONTES

Nenhum lugar é longe demais para vir visitar a Vila de Fontes.
Ano após ano o evento tem, de forma inexplicável  (ou talvez sim), atraído novos e variados públicos, que correndo ou apenas visitando e desfrutando, levam histórias do nosso Douro e do Marão. É um evento que acaba por ultrapassar os limites freguesia do concelho do distrito do país, pelo que tomamos a liberdade de convidar todo o mundo.
Que será que faz com que as pessoas voltem a cada ano que passa?
É isso que o povo gosta e vibra (corrida de motos, neste casos Xassos) ali na rua o espectáculo aqui tão perto…
Estás convidado, vem fazer parte deste espectáculo! 
Contamos com a vossa presença para a próxima edição, em 2021. 

 A todos o muito obrigado!


PÓDIOS

CATEGORIA FEMININA

1º Lugar — Team Bar Arad
2º Lugar — Team Fly

CATEGORIA "XASSOS"

1º Lugar — Team Queima Velas 1 / 2º Lugar — Manos Team JF / 3º Team — Team Queima Velas 2


CATEGORIA "PRÓ-XASSOS"

1º lugar — Team Motoracing  Cerqueira – R.Xancas / 2º lugar — Team Esgalha Power / 3º lugar — Team Im


TROFÉU "VETERANOS XASSO"

1º lugar — Team Mig61 / 2º lugar — Team Galgo Racing / 3º lugar — AMC Racing  


TROFÉU "XASSO+XASSO" DE TODOS — 2019

Team Os Merendeiros 50cc (Celorico de Basto)


TROFÉU "XASSO+LONGUÍNQUO"

Team LM – (Albufeira) Algarve


Recorda como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.