V EDIÇÃO / 22 JULHO 2012

Foi no fim-de-semana 21/22 de Julho que se realizou a 5º Edição dos Xassos Urban Cup – Fontes, onde se voltou a proporcionar excelentes momentos de convívio num ambiente de festa que marcaram um excelente dia de competição ao redor das pequenas 50cc.

O Xassos Urban Cup – Fontes há muito se afirmou como uma referência no panorama de corridas citadinas de resistência com motorizadas de apenas 50cc a nível nacional, e isso fica bem patente no número de adeptos que esta prova já granjeou, e por diversas provas idênticas que se realizam. A Vila de Fontes, (conhecida como Meca dos Xassos) começa bem cedo no sábado a ser invadida pelo cheiro no ar da mistura do óleo característico das motorizações dos “Xassos”, é o princípio da festa que se advinha.

Como tem sido habitual, a noite de sábado é marcada pela “Festa Xassaria” organizada pelo Cruzeiru´s Bar onde os pilotos espanhóis já presentes, oferecem a todos os presentes uma saborosa “Paella” feita no momento.

O grande dia…

Domingo amanhece solarengo, onde todos os presentes foram brindados com um imenso calor que se viveu fora e… dentro da pista. A grande novidade este ano era a cronometragem automática da responsabilidade da reputada empresa Crono Bandeira, onde nas verificações técnicas eram colocados minuciosamente em cada “Xasso”.

A edição de 2012, apresentava uma grelha com 37 “Xassos” divididos por 82 pilotos em que a categoria “Pró-Xassos” era sem dúvida a que apresentava com o maior número, 30 equipas contra apenas 7 equipas na categoria “Xassos”, curiosamente a classe rainha. O público presente era as centenas e aguardavam ansiosamente pela já clássica e espetacular partida á “Le Mans”.

Estavam assim todas as condições reunidas para a a vela fazer faísca…

3,2…1 BOMM!

Todos correm desalmados para os seus Xassos, e sem acidentes todos conseguem partir da melhor forma, ficando sempre algumas resistentes a não querem pegar para o sacrifício que iam ter pela frente, é que são 3 horas a queimar óleo, numa pista citadina que mais parece uma montanha russa, e num dia em que o calor era o maior inimigo.

No decorrer da prova viveu-se excelentes momentos de condução dos pilotos presentes, que animaram bastante o muito público presente ao longo do traçado por entre a Vila de Fontes, onde destaca-se sem dúvida as curvas candeadas no Lugar da Trapa e que levam logo ao êxtase tanto aos pilotos como ao imenso povo presente na subida rápida do Cruzeiro, ladeada de esquinas mortas e que todos fazem a fundo. A emoção não termina, ao ver a condução praticada no Lugar do Vinhó onde se destaca no princípio da entrada o característico voo ou o sacar da roda da frente que muitas fazem na descida e subida, em que muitos “Xassos” não aguentam a violência do impacto e “racham “ o quadro ou empenam a roda. Mas a consequência do espetáculo da condução no circuito não para, e são logo brindados com a subida estreita do Vale da Adega e consequentemente com o paralelo mais demolidor para a condução até a Sra. Das Dores. A seguir as motos mais rápidas ganham terreno devido a variante que tinham pela frente e onde a velocidade em ponta era crucial levando depois a descida da mesma muito rápida onde tinham SS em pneus para acalmarem os mais aventureiros, é que muitas delas os travões chegam a meio da prova e já praticamente não existem e convêm colocar ponto de abrandamentos em sítios mais rápidos. A seguir, já na parte circundante a recta da meta o nível de condução e toda a envolvência que uma corrida de motos pode proporcionar com as ultrapassagens a ação das equipas nas boxes, etc, é alto levando o público que correu em massa ao delírio.

Pró- Xassos

Resumidamente grande vencedor este ano foi a Racing Mancelos constituída pelo jovem Hélder Bessa e João Magalhães aos comandos de uma Casal 50cc de competição. A equipa percorreu 180 Kms, efetuado uma média de cerca de 60 Kms/h …! A volta mais rápida foi também a mais rápida do circuito, em que nos 2,2 Kms foram percorridos em 2:00.232mnts…! Sim, leram bem! Menos de 1 minuto por cada Km. Em segundo lugar e já habitué nos Xassos em Fontes terminou Carlos Tavares e Alexandre Tavares da equipa CPU Racing aos comandos de uma Macal Minarelli a 6 voltas do líder. No último lugar do pódio ficou a Bartolomeu Team com os pilotos Ricardo Gonçalves e José Pedroso aos comandos de uma fantástica Famel XF 17 Zundapp com 11 voltas de diferença. Destacamos o azar da equipa CPU Racing 2 constituída por Vítor Sabino e Pedro Sabino aos comandos de uma Sachs Lotus que avariou a uma volta do fim quando se encontravam em segundo lugar, sendo uma das únicas equipas que alternou com a equipa vencedora o primeiro lugar durante a prova.

Das 30 equipas presentes à partida apenas 14 terminam a prova.

Xassos

Das 7 equipas presentes, apenas 3 terminam a prova com uma excelente vitória para a equipa Souto Rei constituída pelos pilotos António Teixeira e Tiago Teixeira aos comandos de uma Famel XF 21 Zundapp ao fazerem 66 voltas com a melhor volta a ser percorrida em 2:29.277mnts, e a terminarem num brilhante sétimo lugar da geral. Em segundo teminou Mafômedes Team com os pilotos J. Almeida / N. Almeida e S. Madureira aos comandos de uma Zundapp Mirage 75 com 64 voltas e em nono da geral e por fim no terceiro lugar a equipa espanhola a Full Gass Team constituída por A. Redondo/ A. Hidalgo e David Morale aos comandos de uma lindíssima Puch Terramoto com 58 voltas e em 11º da geral.

De realçar que dos primeiros 10 lugares da geral a velocidade média foi sempre superior a 45 Kms/h, provando que os “Xassos” estão, a cada ano, cada vez mais afinados!

Salientamos a vitória do Troféu “Xasso + Xasso de Todos” presente na edição deste ano para a equipa JF Vinhós / Casa Fonte Pequena ao apresentar uma Macal Zundapp original e raríssima e o premio da equipa “Xasso de mais Longe” para o Team Full Gass vindos de Madrid.

O sucesso do evento mede-se pela satisfação de todos os intervenientes, (participantes, parceiros, patrocinadores e organização) e nesta 5º Edição dos Xassos Urban Cup essa satisfação foi unânime mais uma vez.

PÓDIOS
CATEGORIA "XASSOS"

1º Lugar - Team Souto Rei / 2º Lugar - Mafomedes Team / 3º Lugar - Full Gass Team

CATEGORIA "PRÓ-XASSOS"

1º Lugar - Racing Mancelos / 2º Lugar - Team CPV Racing / 3º Lugar - Bartolomeu Team

podio pró-xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+XASSO"

Team Junta Freguesia de Vinhós / Casa Fonte Pequena – Macal Zundapp´75

TROFÉU "XASSO+LONGUÍNQUO"

Full Gass Team – Puch Terramoto ´82 – Madrid (Espanha)

Troféu + longincuo.jpg

Recorda-te como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.