IX EDIÇÃO / 23-24 JULHO 2016

Mais uma vez as 3h de Resistência de 50cc na Vila de Fontes, mostrou ser uma das mais exigentes provas de motociclismo no mundo, pela exigindo fisicamente bastante dos pilotos e dos “Xassos”, que ao longo das três horas de prova têm pela frente num circuito técnico qb e acompanhados de temperaturas elevadas.

Tratando-se de um evento único no panorama do motociclismo português, contou com a presença de mais de uma centena de participantes e de publico em geral que em conjunto abrilhantaram um dia de corridas com a mística de outros tempos.     

Já com uma linha de Xassos e Pró-Xassos a espera, ás 9:00h dava-se inicio as respetivas inscrições e verificação técnicas e a colocação do transponder este ano com a empresa RP2.  

A grande novidade este ano era a inclusão da Categoria Xassos Feminina - equipa(s) constituída(s) apenas com sexo feminino. Inicialmente estavam previstas a participação de duas equipa, mas na última hora e por razões alheias não poderão participar. Esperamos que em 2017 apareçam em força…

Devido a um grande aumento de participante e na demora nas verificações técnicas, os treinos este ano começaram mais tarde, entre as 13h e as 13h50. Como tem sido em todos os anos, os treinos livres têm como principal função conhecer o circuito, (importante para os pilotos novos que nunca corram na Meca dos Xassos) e para as respectivas afinações dos Xassos, sem caracter de alinhamento.

Por curiosidade o melhor tempo de treinos realizado este ano foi para a equipa #95 – Racing Soares constituída pelos pilotos P. Soares e A. Cabral com o tempo de 2:04.779.   

Volta de Honra…

Tem sido assim todos os anos e já é um marco nos Xassos, antes de se dar inicio a corrida, todos os participantes e público em geral e membros da organização dão uma volta lenta a pista sem capacete, uma forma de agradecimento a população da terra e vice-versa por todo o espectáculo que ambas as parte proporcionam.

Este ano tivemos o privilégio do Exmo. Sr. Presidente da Camara Municipal de Santa Marta o Dr. Luís Machado, grande aficionado deste evento, fazer parte também da volta de honra aos comanos da sua Famel – Mirage, ladeado comjovens com as suas montadas. Sem dúvida que foi emocionante para todo que vivem intensamente este desporto, um exemplo a seguir… bem aja presidente! 

Presidente Dr. Luís Machado dá o arranque com a bandeira axadrezada

Debaixo de um calor tórrido, dava-se inicio a  VIIII ª edição dos Xassos, as 3h mais loucas de corridas de motorizadas no mundo.

XASSOS

Com a presença de 20 equipas divididas em 40 pilotos, a classe dos Xassos, levou74 voltas durantes 3h, onde a equipa Queima Velas I com o número #11, com o piloto Telmo Martins a ser o grande vencedor,  aos comandos de uma Yamaha DT 50 com o tempo de 3h01:51.735.  O segundo lugar terminaria o Team 33, com o número #33 proveniente de Vila Nova de Gaia, constituída pelos pilotos Helder Moura e Gualter Mendes com 71 voltas e a fechar o pódio a equipa de Vila Real o Manos Team com o número #22, com o piloto Gil Sousa com 70 voltas.

A nível de classificação geral  a equipanúmero #11 Team Queima Velas I terminou na quinta posição com +6 voltas da equipa vencedora da categoriaPró-Xassos.

A volta mais rápida da corrida, com um tempo de: 2:01,889, com uma velocidade média de 48,94 Km/ foi para a equipa com o número #33 o Team 33 constituída por Helder Moura e Gualter Mendes

Não podemos deixar uma palavras de apreço ás 20 equipas presentes na grelha de partida na classe Rainha do evento - Categoria Xassos – e por todas elas terem terminado a prova, não houve nenhuma desistência.

PRÓ-XASSOS

Não podíamos antes de iniciar a reportagem da categoria Pró-Xassos de informar o seguinte; A ideia inicial de criar esta categoria, foi na medida de as equipas poderem apresentarem um ”Xasso” melhorado, mas mantendo o espirito inicial que é a corrida de Xassos. É muito estranho aparecerem motorizadas que são verdadeiras máquinas de competição, não dando tanta piada ao conceito que foi criado estas corridas. Sabemos que a responsabilidade é nossa, mas nãoé fácil termos um regulamento mais simplificado na matéria da permissão e exclusão de motorizadas com produção até 1995. É fundamental que as equipas/pilotos tenham bom senso e que percebam o conceito que foi idealizadoas corridas dos Xassos e que o rumo que algumas estão a levar estão completamente  a desvirtualizar o trabalho até aqui realizado.

32 equipas com 51 pilotos compunham este ano a categoria Pró-Xassos, sem dúvida uma grelha bastante competitiva.

A equipa de Vilarealense, a MB Racing Team com o número #93 que no ano passado terminou em segundo lugar, levou de vencida este ano com a dupla Mário Brás /José Filipe Monteiro, com 80 voltas em 3:00:22,612. Na segunda posição terminaria o Team Queima Velas II com o número #55 com o piloto Emanuel Martins com 74 voltas e em terceiro e ultimo lugar do pódio o Team Moto Marão com o número #68 com os pilotos Emanuel Cabral /Fábio Nogueira com as mesmas voltas da equipa do segundo lugar com a diferença no tempo final de apenas 3 segundos.  

TRÓFEU XASSO + XASSO (DE TODOS) 2016

Este ano a equipa que venceu o Troféu Xasso + Xasso, que a organização premiou entre todas as motorizadas presentes foi da equipa Turbinas a Óleo / Afonso Motos com o número #23  constituída pelos pilotos Andre Afonso / Gabriel Azevedo que apresentaram uma “mata cães” SIS Sachs V5 de 1980.

TROFÉU XASSO + LONGÍNQUO 2016

O troféu para a equipa que se apresenta na prova oriunda de mais longe, resumidamente, aquela que faz mais quilómetros e sacrifícios para participar na Meca dos Xasso.

Este ano a equipa vencedora foi para o Luxemburgo, desta vez foi para a equipa Moto Clube Sem Nome com o número #15 – David Miguel pela formula de ter enviado o Xassos por camião em peças e a ter montado uns dias antes para participar nos Xassos.

PÓDIOS
CATEGORIA "XASSOS"

1º Lugar - Team Queima Velas / 2º Lugar – Team 33 / 3º Lugar – Manos Team

CATEGORIA "PRÓ-XASSOS"

1º Lugar - MB Racing Team / 2º Lugar - Team Queima Velas II / 3º Lugar - Team Moto Marão 

podio pró-xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+XASSO"

Team Turbinas a Óleo / Afonso Motos

trofeu xassos + xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+LONGUÍNQUO"

Moto Clube Sem Nome (Luxemburgo)

Troféu + longincuo.jpg

Recorda-te como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.