VIII EDIÇÃO / 26 JULHO 2015

Os aficionados das 3h de Resistência de 50cc da Vila de Fontes, já ressacavam pela corrida deste ano.

As expectativas eram grande para oitava edição dos Xassos, devido ao número de equipas inscritas 40, a superar a edição anterior e também pelas grandes mudanças que a organização efetuou pela segurança e pelo espetáculo do evento.

Lá em cima no céu azul brilhante, deve ter uma vista fantástica, não só pela zona envolvente, mas também por toda a atmosfera criada pela quantidade do público presente, que cada vez mais adepto deste desporto e dos 77 pilotos coloridos pressente na grelha de partida.  

Como tem sido habitual todos os anos, o secretariado abriu às 9:00h onde por ordem de chegada equipas com os seus respetivos pilotos e os seus Xassos ou Pró-Xassos faziam as respetivas inscrições e verificação técnicas e a colocação do transponder pela equipa da CronoBandeira. 

Entre o 12:45h e as 13:45h teve lugar os treinos livres, sem caracter de alinhamento para a grelha de partida mas como objetivo de conhecer melhor o circuito e afinar melhor o “xasso” para a prova que se advinha difícil como tem sido habitual devido as características do circuito urbano, muito técnico. O melhor tempo realizado nos treinos livres desta edição foi novamente para a equipa que efetuou a volta mais rápida no ano anterior a - MB Racing Team com o tempo de 2:05.772, equipa constituída este ano por Mário Braz / João Filipe. 

Já todos prontos na grelha de partida, dá-se iniciam afamosa volta de honra de apresentação dos pilotos/xassos à polução local e a todos o público geral. 

O calor era forte e ao mesmo tempo que os segundas passavam tornava-se incomodativo devido a 

adrenalina que se vive minutos antes do começo da prova por todos os intervenientes.   

Presidente Dr. Luís Machado dá o arranque com a bandeira axadrezada

Era o início da VIIIª edição da mais louca corrida do mundo, a mais longa e a mais exigente prova para os pequenos motores de 50cc. 

XASSOS

Com a presença de 14 equipas divididas em 25 pilotos, classe dos Xassos foram realizadas 78 voltas durantes 3h, onde a equipa Moto Clube Sem Nome com o dorsal #22– constituída pelo piloto D. Santos saiu vencedora , secundado por #2 M. Domingues da equipa Team Queima Velas III e por #10 E. Nóbrega da equipa Team Queima Velas II

Na classificação geral com as duas classes em disputa a equipa Moto Clube Sem Nome, efectuou um tempo total de 3h02:45.514, percorrendo as 78 voltas terminando num honroso quarto lugar a cinco voltas da equipa vencedora, o que é de louvar por ser uma Xassos normal. 

A volta mais rápida da corrida, com um tempo de: 2:012,224, com uma velocidade média de 49,16 Km/ foi para a equipa #2 Team Queima Velas III com o piloto M. Domingues. 

Há que salutar das 14 equipas da classe Xassos, presentes na grelha de partida todas terminaram a prova e como foi atrás referido apenas uma foi desclassificada.

PRÓ-XASSOS

A classe Pró-Xassos apresentava-se na grelha com 49 pilotos, divididos em 25 equipas.

Já tem sido habitual as lutas constantes e renhidas que esta classe proporciona, e este ano foi novamente grande nela. 

A equipa vencedora foi a#67 Team Garagem Mancelos constituída por H.Bessa, S. Bessa e N. Foguete,

com 83 voltas com um tempo de 3:00:35,802.  

A equipa Vilarealense #98 Team Moto Marão2 constituída por A. Cabral, A. Fernandes e P. Soares,  terminou com o mesmo número de voltas com a equipa vencedor – com a diferença no tempo de 3:02:38,803. A fechar o pódio ficou #80 TeamTeam CPV Racing com o solitário piloto de espinho Carlos Sabino, com 81 voltas a duas voltas da equipa vencedora. 

TRÓFEU XASSO + XASSO (DE TODOS) 2015

Este ano a equipa que venceu o Troféu Xasso + Xasso, que a organização premeia entre todas as motorizadas presentes,  aquela que se apresenta com um especto mais “xasso”, foi a equipa #59 Bob Marley constituída por M. Nogueira e P. Nogueira.

TROFÉU XASSO + LONGÍNQUO 2015

Como também é habitual a organização premeia com um troféu a equipa que se apresenta na prova oriunda de mais longe, resumidamente, aquela que faz mais quilómetros e sacrifícios para participar na Meca dos Xasso.

Este ano a equipa vencedora foi novamente de Madrid, desta vez foi os novos S.Torre e D.Huete do #29 Team Full Gas Júnior.

PÓDIOS
CATEGORIA "XASSOS"

1º Lugar - Team Moto Clube Sem Nome / 2º Lugar - Team Queima Velas III
3º Lugar - Team Queima Velas II

CATEGORIA "PRÓ-XASSOS"

1º Lugar - Team Garagem Mancelos / 2º Lugar - Team Moto Marão II / 3º Lugar - Team CPV Racing 

podio pró-xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+XASSO"

#59 TeamBob Marley – Sachs 87

trofeu xassos + xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+LONGUÍNQUO"

#29 Team Full Gas Júnior– Madrid (Espanha) 

Troféu + longincuo.jpg

Recorda-te como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.