VII EDIÇÃO / 27 JULHO 2014

Esta foi a sétima edição consecutiva daquela que é considerada a prova rainha da xassaría, o fenómeno em que se tornou a resistência das “cinquentonas” no nosso país, estando cada vez mais na moda. Evento que atrai multidões à Vila de Fontes, curiosas por confirmar que, além de resistentes, as velhas glórias do motociclismo afinal ainda estão para as curvas...

De volta esteve o calor abrasador habitual nesta época do ano, após em 2013 a chuva ter sido novidade. Foi debaixo de temperaturas entre os 30 e os 40 graus que os cerca dos 70 pilotos mostraram o que valem as suas máquinas na famosa resistência de 50cc em circuito urbano.

O secretariado abriu a partir da 9:00h onde todas as equipas com as suas respetivas montadas, por ordem de chegada, passarem nas obrigatórias verificações técnicas e processo de inscrição. Seguidamente passando pela cronometragem, onde a equipa da CronoBandeira coloca o transponder numa parte segura da motorizada para a monitorização dos tempos de volta. O corrupio, a azáfama e o cheiro da competição motorizada está presente, e deixa todos impacientes pela hora de iniciar a prova.

Verificações, inscrições e equipas já instaladas nas boxes (cada vez mais pequenas, para tantas equipas presentes) … tudo a apostos! Dá-se inico dos treinos livres, sem caracter de alinhamento para a grelha de partida mas como objetivo de conhecer melhor o circuito e afinar melhor o “xasso” para a prova que se advinha difícil devido ao calor presente. O melhor tempo realizado nos treinos livres foi para a equipa MB Racing Team equipa constituída por Mário Braz / Hernâni Miro, este a realizar a volta mais rápida com um tempo de 2:04.580.

Terminados os treinos faze-se as últimas afinações / alterações e já com todas as equipas presentes na grelha de partida e como é tradição antes do início da corrida, inicia-se a já famosa volta de apresentação dos pilotos/xasso à polução.

"Pede-se a todos que se afastem da rua... a corrida vai começar!", Anunciou o speaker pelos altifalantes colocados ao longo do circuito de Fontes...

3 2… 1 Partida!

E assim começou a VIIª edição da mais louca corrida do mundo, a mais longa e a mais exigente prova da categoria denominada por "International Xassos Urban Cup – Fontes”.

As 39 equipas presentes divididas por 71 pilotos tinham pela frente nestas 3 horas de "endurance” um grande inimigo, que era o calor abrasado que se fazia sentir, que trazia sem dúvida bastantes dificuldades numa prova já de cariz difícil.

XASSOS

Na classe dos Xassos foram realizadas 75 voltas durantes 3h, onde a equipa com o dorsal nº 3 o Team Queima Velas II – constituída pelos pilotos Manuel Domingues e Gil Sousa ao comandos de uma Famel XF-17 saiu vencedora. Na segunda ficou António Teixeira do Team Souto Rei com o dorsal nº 48 na Famel XF-21 com menos uma volta realizada. No último lugar do pódio ficou Gualter Mendes do Team CMB com o dorsal nº 33 aos comandos de uma Yamaha RZ 50 terminando com menos 6 voltas da equipa vencedora.

De salientar a desclassificação da equipa Two Killers constituída António Guedes e Ricardo Mota com o dorsal nº 2, devido as irregularidades quando se fez as verificações técnicas finais ao motor Yamaha DT 50 LC.

A equipa Team Queima Velas II, que ao efetuar o tempo total de 3h02:45.514 e percorrendo as 75 voltas dava diretamente o quarto lugar na categoria Pró-Xassos a quarto voltas da equipa vencedora, se nela participasse. Fez também a melhor volta da corrida com um tempo de: 2:14.875, com uma velocidade média de 54,16 Km/h.

Há que salutar das 17 equipas da classe Xassos, presentes na grelha de partida todas terminaram a prova e como foi atrás referido apenas uma foi desclassificada.

PRÓ-XASSOS

A classe Pró-Xassos apresentava-se na grelha com 29 equipas, onde as mesmas completaram as míticas 3 horas de Fontes.

A luta foi renhida entre duas equipas de Vila Real o Team Moto Marão e a MB Racing Team, onde só mesmo na meia hora do final se começou a desenhar a vitória para o piloto Emanuel Cabral (Moto Marão), que aos comandos de uma Yamaha DT 50 LC com o dorsal nº 59 voava ligeirinho e isento de erros para a consagração final. Terminou a prova com 79 voltas aos 2,2 Km do circuito com um tempo de 3h01:21.754 com uma velocidade média de 57,49 Km/h.

Em segundo terminou a MB Racing Team com o dorsal nº 99 / Honda NSR 50 constituída por Mário Braz e Hernâni Miro com 76 voltas depois de terem lutado maior parte da corrida pela primeira posição, viram as suas aspirações de vitória a esfumarem-se depois de uma queda. Fica no entanto o registo da equipa mais rápida durante todo o dia, ao estabelecerem a melhor volta com um tempo de 2:02.104, depois de já terem sido os mais rápidos nos treinos livres.

Na terceira posição terminou o nosso conhecido Cláudio Sabino do Team CPV Racing 2 aos comandos da sua habitual Casal Boss com o dorsal nº 55.Fez 75 voltas. Carlos Sabino já é uma habitue na Meca dos Xassos, sendo esta a sua quarta participação, tendo vencido as edições de 2010 e 2011, não participando em 2012 devido a lesão (mas esteve presente como espectador), e em 2013 terminou em quarto, e este ano subiu novamente ao pódio.

TRÓFEU XASSO + XASSO (DE TODOS) 2014

Este ano a equipa que venceu o Troféu Xasso + Xasso, que a organização premeia entre todas as motorizadas presentes como aquela que se apresenta com um especto mais “xasso”, foi a equipa Doce Deleite, constituída pelos pilotos Pedro Magalhães e Pereira que apresentaram uma “ferrugenta” SIS Sachs V5 até “aos dentes”.

TROFÉU XASSO + LONGÍNQUO 2014

Como também é habitual a organização premeia com um troféu a equipa que se apresenta na prova oriunda de mais longe, resumidamente, aquela que faz mais quilómetros e sacrifícios para participar na Meca dos Xasso.

Este ano a equipa vencedora foi novamente de Madrid, desta vez foi para Angel Barquilla e Antonio Borregon do Lagoness Team.

As equipas vencedoras tanto na categoria Xassos e Pró-Xassos têm como prémio a oferta da participação + alimentação para os seus pilotos para a edição de 2015.

PÓDIOS
CATEGORIA "XASSOS"

1º Lugar - Team Queima Velas II / 2º Lugar - Team Souto Rei / 3º Lugar - Menos 1 Garagem Team

CATEGORIA "PRÓ-XASSOS"

1º Lugar - Moto Marão Team / 2º Lugar - MB Racing Team / 3º Lugar - CPV Racing II

podio pró-xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+XASSO"

Team Doce Deleite – Sachs V5 ´83

trofeu xassos + xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+LONGUÍNQUO"

Lago Ness Team – Derbi ´87 – Madrid (Espanha)

Troféu + longincuo.jpg

Recorda-te como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.