III EDIÇÃO / 25 JULHO 2010

A Vila de Fontes foi novamente anfitriã de uma grande festa motorizada, a já celébre corrida de resistência que coloca a prova as pequenas 50cc durante 3 horas num circuito urbano todo ele fantástico.

Numa região em que, devido à forte emigração, a população quase triplica nesta altura do ano, a Comissão de Festas da Nossa Senhora do Viso em pareceria com a Junta de Freguesia de Fontes e os amigos do costume levaram avante o difícil desafio de manter uma prova pensada e criada pelos amigos do MC Porto. A herança foi bem aproveitada, e a prova não podia correr melhor.

O inicio da grande festa, como o costume começou no sábado com o já característico baile dos xassos no centro da vila até as tantas... No domingo com um dia sol radioso, muitas equipas ainda finalizavam as inscrições para dar inicio as verificações técnicas, este ano com a responsabilidade da simpática equipa Sthil de Arouca. A grande novidade este ano foi a estreia da classe “Pró-Xassos”, caracterizando melhor é uma espécie de “Tunning Xassístico” onde apenas devem manter a cilindrada 50cc, de resto podem mudar tudo. E a atribuição de um prémio ao maior “Xasso” presente. A classe rainha era novamente para as motorizadas originais, sem praticamente alterações.

Perante uma planteia que esgotou os barris de finos, devido ao calor abrasador que se fazia sentir, cerca de 40 pilotos fizeram-se à pista que este ano recebeu mais algumas modificações para a tornarem ainda mais espectacular para todos os intervenientes.

Depois de muita zumbideira habitual das equipas a afinar os seus cangalhos e da estrategia a montar, talvez para chegarem ao fim... havia os que davam pena, (especialmente pelo “tamanho” dos seus pilotos...) e outros tão bem tratados que até direito a tenda e menina de guarda-sol tiveram. Meus amigos, o pessoal tanto o público presente como os participantes encaram esta prova com muito espirito de confraternização onde todos se divertem a olhar para as belas máquina que a uns anos atrás proliferavam nas estradas portuguesas. O Xassos Urban Cup é do melhor, e para os participantes é uma verdadeira adrenalina conduzir nos mais de 3 Kms de pista urbana rodeada de postes forrados a palha e pneus com alpendres cheios de gente de todas as idades a vibrarem com as suas conduções.

A corrida intitulada “a corrida mais louca do mundo” dava inicio novamente tipo “Le Mans” eram precisamente 14h30. Mais uma vez, o arranque foi do melhor com grande peripécias com cada equipa a tentar fazer o melhor, mas a melga a não ajudar naquele preciso momento ou as verdadeira manobras para não tocarem uns nos outros. Durante as três horas a luta pela vitória nas duas categorias foi constante, onde podemos constatar no número de voltas dos vencedores de cada classe ser idêntico... Houve um pouco de tudo, quedas muitas e na zona da recta da meta era prato forte, devia ser pela emoção de verem a equipa a puxar por eles. As avarias também foram constantes num dia bastante quente que não ajudava muito aos cangalhos. Houve pilotos que, de tão desidratados que estavam, paravam nos cafés junto à pista e pediam daí mesmo a “lambreta” que se impunha. Deveria ter havido um prémio de consolação para alguns participantes, pois houve cangalhos que teimaram e não obedecer, e ao fim de 20 voltas, já faltam na pista 2 xassos e dois pró-xassos. As restantes, e para gáudio de todos os presentes, fizeram quase todas acima de 50 voltas, (mais de 100 Kms quase sempre a fundo e com 40º graus à sombra... grandes motores). Impossível descrever, perante espanto geral, quando os primeiros xassos surgiram na recta da meta com o director de prova a dar como finalizada com a bandeira de xadrez com uma grande edição dos Xassos Urban Cup... tinham arrancado há pouco mais de 3 minutos!

Antes da entrega dos prémios aos vencedores e da merecida champanhe houve ainda que presenciar o habitual triciclo xasso “comfort freeride” com as suas manobras de levar toda a gente na gargalhada.

Queremos mais uma vez deixar os nossos agradecimentos a todos os participantes à simpática população de Fontes aos Bombeiros Voluntários de Fontes, GNR de Santa Marta de Penaguião, aos comissários de pista a equipa técnica Stihl – Arouca e a todos que deram uma ajuda pelo todo trabalho prestado a nível de segurança, onde a animação esteve sempre presente por toda a gente. A organização agradece e pede para divulgar. Fica cumprida a promessa.

Mantenham os Xassos Vivos! O mundo Xassístico aguarda pela IVª edição.

PÓDIOS
CATEGORIA "XASSOS"

1º Lugar - Team Kumunovas / 2º Lugar - Team MotoPenaguião / 3º Lugar - Team Os Casa da Fonte Pequena

CATEGORIA "PRÓ-XASSOS"

1º Lugar - Team CPV Racing III / 2º Lugar - Team 82Racing / 3º Lugar - Team CPV Racing I

podio pró-xassos.jpg

TROFÉU "XASSO+XASSO"

Team The Doctors – Sachs V5´85


Recorda-te como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.