II EDIÇÃO / 26 JUNHO 2009

No dia 26 de Junho, realizou-se a segunda edição das 3h de Resistência de 50cc na Vila de Fontes. Na grelha da partida contava-se com 23 Xassos inscritos, e abrimos aqui um parênteses de louvor às gentes de Fontes pois incarnam a 100% o espírito destra brincadeira, deu-se inicio à prova por volta das 15:00 com a habitual partida à Le Mans, para grande gáudio do público pois os ajudantes de cada equipa, após o empurrão inicial, ficavam no meio da pista a ver o colega partir obrigando os restantes a verdadeiras manobra circenses para fugir ao obstáculo.

Alguns fardos de palha abalroados, assim como pneus, não fizeram esmorecer os acidentados e constas finais a ambulância nem sequer saiu do sítio onde estacionou no início da prova. À falta do Zé “seca-adegas”, tivemos a participação do amigo Jeropiga, verdadeiro peso-pesado da terra, que ao fim das três primeiras voltas iniciais, diagnosticou uma “deficiência” nos travões da máquina que não possibilitavam abrandar o andamento da mesma na inclinadíssima descida ao final da recta da meta e optou por ir a casa buscar um aditivo especial nas variantes branco e tinto que deixou, já para o final da tarde, uma boa meia-dúzia de participantes em knockout técnico. A equipa do Sapo, atendendo à sofisticada preparação da sua máquina, preferiu não alinhar devido ao troço de terra, aproveitou para se juntar à festa com o verde especial da casa do mesmo nome e…

A corrida foi das mais disputadas, onde a diferença entre as duas primeiras equipas era e apenas segundos. A equipa vencedora foi a Max Mini Team terminado na mesma volta a poucos segundos a equipa Vip Team e a uma volta a Moto J. Dias Racing. O pódio foi somente com as equipas que foram do Porto, ficando de seguida a melhor equipa local num honroso quarto lugar, a equipa do nosso entusiasta Paulo Mesquita que alinhou com o Zé Eduardo “Nando” (irmão do nosso velho amigo Nando). O Paulo Mesquita para dar mais cor à festa, no decorrer da corrida ainda nos presenteou com um mergulho enrolado e aparatoso, de cabeça, nos pneus colocados à entrada da recta da meta. Espetáculo não faltou!

E para terminar, uma palavra de apreço e de carinho muito especial para os fantásticos voluntários do Moto Clube do Porto e a todos que ajudarem que a prova torna-se real.

PÓDIO

1º Lugar - Max Mini / 2º Lugar - VIP Team / 3º Lugar - Moto J. Dias Racing


Recorda-te como foi.

É por tudo isto que o Xassos Urban Cup acontece todos os anos.